Estive presente no evento ExpoMoney realizado no Minascentro dia 20/10/2010 e 21/10/2010. Exposição que contou com um bom número de visitantes interessados em investimentos e finanças, presença marcante de grandes empresas e celebridades como o escritor Gustavo Cerbasi.
Assisti as seguintes palestras:
- “Como investir em Ações – Conhecendo o BM&FBovespa”, apresentada pelo consultor da BM&FBovespa Luis Ernesto. Abordou definições básicas como: preço da ação(oferta e demanda), ações ordinárias e ações preferenciais, mercado primário e mercado secundário, corretoras, fundos de investimentos e clube de investimentos, dividendos, índices, abertura de capital, etc. Segundo Luis Ernesto, para investir na Bolsa de Valores é necessário ter planejamento financeiro e pensar no longo prazo. Depois contate uma corretora, escolha o tipo de investimento(ações, debênture, derivativos) e como investir(compra direta, fundos de investimentos, clubes de investimentos), e por fim dê ordens de compra ao seu corretor via internet ou telefone. Interessante saber que já existem 466 ações negociadas em bolsa, participando 68 do índice bovespa. No final da palestra foi sorteado 3 camisas da BM&FBovespa, por sorte minha namorada ganhou uma e me deu :) .
- "Investimentos inteligentes", por Gustavo Cerbasi. Ótima palestra do guru em Educação financeira. "Primeiro milhão é o mais difícil", imagens de abertura da palestra. Para tanto, é necessário gastar menos do que ganha e investir( não apenas poupar), surge então 4 ingredientes para abundância financeira: tempo, juros compostos, decisões inteligentes e dinheiro. Demonstrou gráfico de retorno x risco em ordem de menor risco e maior retorno: títulos públicos, fundo de renda fixa, fundo de multimercado, ações, negócio próprio. Abordou diferenças entre investir e especular e o que normalmente faz perder dinheiro: compra e venda excessiva, come-cotas de fundo de renda fixa, resgatar antecipadamente, não acompanhar mercados continuamente, dicas de quem você não conhece. Pode começar com simuladores e buscar informações continuamente, principalmente em agência de notícia. Como começar: Menos de 1000=fundo, Menos de 100=poupança, menos de 30=cofrinho. "O importante é começar", palavras de final de palestra do nosso mestre Gustavo Cerbasi.
- "Alocação em ações: O que (não) fazer", apresentada por Max Ricardo Mieto Camilo da Divisão Mercados de Capitais -SP. De ínicio apresentou a corretora do BB: carteiras, estilo de investimento, política, etc. Falou um pouco da psicologia de investimentos, em que pessoas tem a tendência em limitar os ganhos(vendendo bons papéis) e não limitar perdas(continuando com ruins papéis). O que não fazer: Comprar na alta e vender na baixa, "casar" com ações, comprar com base em dicas, vender boas ações com lucro e manter ruins com prejuízo, atalhos cognitivos, concretizar sucessos pequenos e concretizar prejuízos grandes. Aprensentou pontos importantes sobre aluguéis de ações e obrigações do doador e do tomador. Em fim, houve perguntas aos visitantes valendo brindes, infelizmente não teve perguntas direcionadas a mim.
- "ETF - IShares", apresentada pela BlackRock. Assisti a palestra por recomendação de Gustavo Cerbasi. . Destaco a Ishares por apresentar produtos inovadores como os ETF's-Exchange traded funds(Fundos negociados em bolsa), em que seria necessário investir em um único papel para diversificar sua carteira de investimentos que são: BOVA11(empresas do índice bovespa), SMAL11(índice small caps), MOBI11(índice de imobiliárias), CSMO11(índice de consumo), BRAX11(índice IBX100), MILA11(ìndice de empresas de grande porte). A taxa de administração desses produtos são bem menores que os fundos de investimentos. O interessante é que, segundo o palestrante, nenhum fundo de investimento Small Caps bateu o papel SMAL11 e apenas 2 fundos conseguiram bater o BOVA11. Por isso esses produtos estão com marcante presença sobre os fundos de investimentos no EUA. Para saber mais acesse http://br.ishares.com. No final, perguntas foram feitas ao palestrante.
Houve uma estante de livros sobre economia, finanças e mercado de capitais. A grande maioria era sobre o mercado de ações, inclusive livros do palestrante Gustavo Cerbasi.
Por fim a ExpoMoney conseguiu atingir o seu objetivo, aproximando o mercado financeiro das pessoas independente de sua classe social.
Para saber mais sobre a ExpoMoney acesse: www.expomoney.com.br . A próxima será em Vitória-ES e em seguida no Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS fechará o ano.
0 comentários:
Postar um comentário