As debêntures são títulos emitidos por uma empresa. Elas vendem esse papel para captar dinheiro no caixa e quem compra esses papeis ganha com uma taxa de juros.
É parecido com ações, mas na compra de debênture você é o credor da empresa e recebe juros, já na compra de ações você é o sócio da empresa ganhando com a valorização da empresa.
Como faço para comprar debêntures?
As debêntures ainda são desconhecidas do investidor em geral. Geralmente as emissões são direcionadas a um grupo de interesse – investidores que a empresa conheça, normalmente fundos de pensão, instituições financeiras ou fundos de investimento.
As pessoas físicas podem adquirir o ativo através de instituições autorizadas pelo Banco Central e pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários a negociar valores mobiliários, tanto no mercado primário como no mercado secundário. Para conhecer as instituições participantes, acesse, no site da CVM, a opção “Participantes do Mercado”
Na compra, como prosseguir?
Para o investidor, o primeiro passo é o conhecimento de todas as condições da oferta, desde as informações sobre a empresa emissora até as características e classificação de risco – rating – do ativo que deseja comprar. Todas estas informações estão disponíveis no prospecto da oferta ou do programa de distribuição e na escritura de emissão, cuja leitura é obrigatória para quem quer investir.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Valores elevados e baixa liquidez ainda restringem negociações, porém apresentam rentabilidade superior a obtida pela renda fixa
Quais são os riscos?
Como os demais títulos de renda fixa, as debêntures apresentam risco de mercado associado ao comportamento das taxas de juros, em resposta, por exemplo, a alterações na política econômica do governo federal ou no cenário internacional. Além disso, como títulos privados, embutem em sua rentabilidade um prêmio associado ao risco de crédito da empresa emissora.
Quais são os tipos de debêntures?
As debêntures se apresentam sob duas formas:
- Debênture Nominativa:Neste tipo, a companhia emite a debênture em nome do investidor inicial e realiza o registro e controle de transferências em livro de registro próprio.
- Nominativa EscrituralA debênture Nominativa Escritural é mantida em conta de custódia, em nome do investidor, em uma instituição financeira devidamente autorizada pela CVM. Essa instituição financeira realiza também o registro e controle de transferências, procedimento semelhante ao da ação escritural.
- Simples ou não conversível: O resgate, ou amortização, se dá em moeda corrente.
- Permutável:O investidor recebe, por sua própria opção, ativos ou ações da empresa, como forma de pagamento, especificados na escritura de emissão.
- Conversível: O valor de resgate pode ser trocado por ações, na forma prevista nos documentos de emissão, por opção do investidor.
Fonte
BMFBovespa
CVM
Jornal Cash
ComoInvestir .com .br
Debentures .com .br
0 comentários:
Postar um comentário